25.6.09

Mudanças de comportamento

Navegando na blogosfera encontrei a imagem abaixo no blog Psicologia dos Psicólogos o que me remeteu às noites de debates na aula de Psicologia Educacional com a professora Alacyr Cruces, na qual eu amava. Bem, quem me conhece sabe o quanto adoro discussões (no bom sentido, é claro).

Essa imagem me trouxe a seguinte reflexão:

Diante de tanta inovação e tecnologia, será que evoluimos realmente?

Aqui é destacada a relação entre alunos e professores nos anos 60 e no tempo presente. Aí me pergunto, de quem é a culpa? Será que existe um culpado? Seriam os pais que não educaram seus filhos como deveriam? Não lhes ensinaram o respeito ao próximo ou não lhe deram amor suficiente? A escola que não impõe sua posição de educadora? O governo que não dá os recursos necessários para que as escolas tenham melhores condições para educar seus alunos? Ou a sociedade como um todo?
Podemos estender esse comportamento para muitos outros campos: no trabalho, na família, no círculo de amigos, etc...
Infelizmente, o ser humano ainda tem muito que aprender no que diz respeito às relações humanas, mas acredito que um dia chegaremos lá. Porém, para que isso aconteça, cada um de nós deve fazer a sua parte da melhor forma possível, a começar nas relações parentais, familiares e estender isso à sociedade.
Como diz meu pai: Abrace e beije seu filho! Ame seu filho! Dê a ele todo o amor que você possui e ensine-o a se amar e a amar ao próximo.
Amor e respeito, acredito que esse é o caminho para a evolução nas relações humanas.
Sou muito otimista quanto a isso, como diz uma amiga minha: "Acredito que o ser humano é único e especial, por isso faço Psicologia".
E nessa crença que hoje faço minha parte e procuro contribuir de alguma forma para tal evolução. Não é muito diante do que pode ser feito, mas se todos nós nos unirmos e contribuirmos para essa mudança, nossas relações, nosso mundo, nossa convivência será muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indicação de livros

  • A Arte Da Guerra - Sun Tzu
  • A cura de Schopenhauer - Irvin D. Yalom
  • Heróis de Verdade - Roberto Shinyashiki
  • O guardião de memórias - Kim Edwards
  • Quando Nietzsche Chorou - Irvin D. Yalom
  • Você é Insubstituível - Augusto Cury

Amigos