21.1.09

Dançar: equilíbrio para o corpo, mente e alma.

Dançar é a manifestação instintiva do homem, é uma forma de comunicação e de expressão.
Desde os primórdios da civilização a dança está presente na vida do ser humano. Segundo correntes da Antropologia, as primeiras danças eram individuais e se relacionavam à conquista amorosa. Também usada em adoração aos deuses como no antigo Egito com as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao deus Osíris, em cerimônias religiosas comum às danças clássicas dos povos asiáticos, nos jogos olímpicos como na Grécia Clássica, vinculada ao teatro. Com o renascimento, a dança teatral invade os cenários cortesãos e palacianos como o minueto, a valsa e a dança cortesã. A dança se difundiu de tal forma que hoje está presente em tradições populares, meios de comunicação e continua a encantar homens e mulheres em todo o mundo em seus mais variados ritmos.
Especialistas afirmam que dançar promove diversos benefícios para a saúde física e mental: melhora a coordenação motora, memória, flexibilidade, equilíbrio, concentração, resistência, força muscular, postura, condicionamento cardiorrespiratório, melhora a auto-estima, combate o estresse, aumenta a sociabilização, traz desenvoltura e desinibição. As pessoas liberam suas emoções, sorriem, ficam mais alegres, mais soltas, se sentem mais bonitas e mais felizes.
Portanto, não importa qual o ritmo de sua preferência, o que importa é dançar e dançar e dançar....

2 comentários:

  1. Eu fico dançando sozinha, me tranco no quarto, ligo o MP3 e fico dançando, rs. E eu realmente sinto que eu libero minhas emoções, é muito bom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito de dançar, costumo dizer que sou movida a música, portanto dançar e cantar são duas coisas que amo fazer. E o melhor de tudo isso é que nos traz bem-estar, para o corpo e para a alma.
    Bjs
    Dri

    ResponderExcluir

Indicação de livros

  • A Arte Da Guerra - Sun Tzu
  • A cura de Schopenhauer - Irvin D. Yalom
  • Heróis de Verdade - Roberto Shinyashiki
  • O guardião de memórias - Kim Edwards
  • Quando Nietzsche Chorou - Irvin D. Yalom
  • Você é Insubstituível - Augusto Cury

Amigos