11.2.09

Oportunidades


“Numa viagem, quando o navio ancora num porto, você sai para pisar n’água e colher raízes e conchas na praia. Mas precisa estar sempre atento ao navio, pois o capitão pode chamar para embarque e você precisa juntar suas coisas, não pode ser como a ovelha que amarram e jogam no porão”.
(Trecho de Epícteto presenteado por Philip ao grupo. Extraído do livro A cura de Schopenhauer de Irvin D. Yalom)


Assumo que sou uma fã desse livro e desse autor. A leitura leva meus pensamentos a lugares jamais visitados. Me faz refletir na vida, nas situações e obstáculos que vivenciei e que vivencio, nas diferentes pessoas com quem convivo e em mim mesma. São vários os trechos do livro que me fascinam e me levam a reflexão e aprendizado, porém, esse trecho, é um de meus favoritos, pois ele me faz pensar nas oportunidades da vida.

As conchas e raízes das nossas vidas são os laços, vínculos que criamos, são as experiências que adquirimos. São as preciosidades que nos cercam e nos são importantes, mas que algumas vezes, precisamos abrir mão delas para viver uma nova experiência.
O navio mencionado é a oportunidade que bate à nossa porta e que algumas vezes não embarcamos por não o enxergamos, outras por medo e insegurança ou ainda por não nos sentirmos preparados para tal oportunidade.
Admito que em alguns momentos, fui mera expectadora da vida. Muitos navios ancoraram, porém não embarquei e permiti que partissem por não enxergá-los ou por me apegar às situações sem importância. E quando me dei conta, os via ao horizonte muito distante.
Quando o capitão chamar, corra para o navio, livre-se dos medos, das inseguranças, das situações sem valor ou apenas abra mão por um momento, por um período que seja para vivenciar o novo. Fique atento e preparado para o momento do embarque. Não seja um mero expectador da vida e não tenha medo de viver uma viagem que pode levá-lo a lugares jamais imaginados, pois cada experiência vivida é uma lição, um aprendizado que levamos para a eternidade.

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indicação de livros

  • A Arte Da Guerra - Sun Tzu
  • A cura de Schopenhauer - Irvin D. Yalom
  • Heróis de Verdade - Roberto Shinyashiki
  • O guardião de memórias - Kim Edwards
  • Quando Nietzsche Chorou - Irvin D. Yalom
  • Você é Insubstituível - Augusto Cury

Amigos